A Associação Unidos pelo Amor foi fundada em 23 de Abril de 2016, no ato se reuniram pessoas da sociedade civil e pública para fundar uma comunidade que pensasse no bem estar dos idosos do município, em especial os doentes abandonados por seus familiares. A primeira reunião aconteceu de maneira muito determinada e um tanto quanto afetiva, afinal todos estavam tratando administrativamente de uma questão delicada e que ocorre com muita frequência em nosso município. Em outubro de 2016 foi oficializada a associação, pois o objetivo estava bem desenhado. Todos trabalhando de forma voluntária para a associação sem fins lucrativos. A associação Unidos pelo Amor tem em seu estatuto vigente e livro ata com registro de todas as reuniões.
Objetivo Geral
-Reconhecer como utilidade pública a Associação Unidos pelo Amor;
Objetivos Específicos
-Reconhecer como utilidade pública a Associação Unidos pelo Amor a fim de fundar a Casa de Repouso para idosos no município de Bituruna –PR;
-Auxiliar idosos doentes por meio dessa associação.
Justificativa
O envelhecimento populacional está ocorrendo em um contexto de grandes mudanças sociais, culturais, econômicas, institucionais, no sistema de valores e na configuração dos arranjos familiares. Para o futuro próximo, espera-se um crescimento a taxas elevadas da população muito idosa, como resultado das altas taxas de natalidade observadas no passado recente e da continuação da redução da mortalidade nas idades avançadas. No entanto, a certeza do crescimento desse segmento populacional está sendo acompanhada pela incerteza das condições de cuidados que experimentarão os longevos.
Faltava essa visão agregada de ajuda aos idosos doentes. A casa de repouso, a qual servirá para abrigar essas atividades recebeu da Associação Unidos pelo Amor, o nome de CASA de REPOUSO VIDA NOVA. Tem por finalidade o atendimento à terceira idade em situação de risco e vulnerabilidade social. Com o propósito de oferecer assistência e acolhimento de forma individual; promovendo saúde, lazer, recuperação, bem-estar, integração, socialização, segurança e independência.
Isso justifica que a carência financeira e a falta de moradia estejam entre os motivos mais importantes para a busca, o preconceito existente com relação a essa modalidade de atendimento e o fato de as políticas voltadas para essa demanda estarem localizadas na assistência social. O envelhecimento da população e o aumento da sobrevivência de pessoas com redução da capacidade física, cognitiva e mental estão requerendo que lugares que deixem de fazer parte apenas da rede de assistência social e integrem a rede de assistência à saúde, ou seja, ofereçam algo mais, um abrigo.
Para a Anvisa, as Instituição de Longa Permanência para Idosos- ILPI são instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania
Conclusão
Embora a legislação brasileira estabeleça que o cuidado dos membros dependentes deva ser responsabilidade das famílias, este se torna cada vez mais escasso, em função da redução da fecundidade, das mudanças na nupcialidade e da crescente participação da mulher tradicional cuidadora no mercado de trabalho. Isto passa a requerer que o Estado e o mercado privado dividam com a família as responsabilidades no cuidado com a população idosa. Diante desse contexto, uma das alternativas de cuidados não familiares existentes corresponde às instituições de permanência para idosos, por isso do reconhecimento do trabalho executado pela Associação Unidos pelo Amor.
Referências
ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada, 283, de 26 de setembro de 2005. Disponível em: 21 de setembro de 2018.
Localização da Associação
Av. Doutor Oscar Geyer, 727, centro Bituruna PR
CEP 84640-000
Presidente da Associação Unidos pelo Amor
Odila Ganzer
Secretário da Associação Unidos pelo Amor
Enéias Santos Mello